quarta-feira, 6 de março de 2013

HOLANDESES NO BRASIL


Junto de Mozart Couto e Watson Portela, Rodval Matias forma o trio de ilustradores que mais se destacaram na Grafipar. Surgida no Paraná, na década de 70, a Grafipar  (Gráfica e Editora do Paraná Ltda.), que pertencia a Faruk El-Khatib, lançou-se aos quadrinhos com um ímpeto incomum, oferecendo oportunidades a muitos artistas brasileiros.
Rodval Matias, desde 1973, tentava vender suas histórias. Vindo do interior do Paraná, ele apresentou-se na Editora Edrel, que naquela época tinha como um dos responsáveis Claudio Seto. Só que a Edrel estava fechando e Rodval não pode desenvolver seu trabalho. Assim, ele estabeleceu-se em São Paulo, trabalhando num escritório, morando em pensão e fazendo quadrinhos nas suas horas de folga. Até praticamente 1978, não teve uma só página publicada.
Naquele ano, conseguiu vender para a EBAL a história “Holandeses no Brasil” em quadrinhos (álbum especial, com capa de Fernando Dias da Silva, a partir de um quadro feito em 1942).
Naquele ano também circulou o primeiro número de Quadrinhos Eróticos (Eros) da Grafipar, onde ele encontrou no expediente o nome de Claudio Seto. O contato entre os dois foi restabelecido e Rodval Matias tornou-se colaborador constante dessa editora. Em quatro anos, desenhou mais de duzentas histórias . De um estilo inicial indeciso, influenciado por  Alex Raymond, ele firmou seu traço, o domínio da anatomia e tudo o mais, tornando-se um jovem desenhista clássico da melhor categoria. Além da Grafipar, Rodval Matias colaborou com a Editora Vecchi, com a Editora Noblet e com a Editora D’Art, de Rodolfo Zalla que publicava as revistas “Calafrio” e “Mestres do Terror”.
Em 1990, Rodval a partir de roteiros de Julio Emilio Braz, foi publicado na Bélgica pela editions Pharaon. Eles fizeram uma série ambientada no Brasil de 1621, chamada “Orinoco”. Os personagens eram bandeirantes, escravos negros, índios, florestas, animais tropicais, com aventuras e erotismo tratados com o capricho do traço de Rodval, em duas belas edições coloridas, “Jaira” e “O Coveiro”. No mercado brasileiro, Rodval continuou trabalhando para as revistas “Gritos de Terror, “Jadhi” (ambas pela Editora Press), Colt 45 (Editora Cedibra), Mundo do Terror (Editora Maciota), Inter Quadrinhos e outras..
Entre as histórias as histórias eróticas que desenhou, destacam-se adaptações de “Decameron”, de Giovanni Boccaccio e “Os 120 dias de Sodomia”, do Marquês de Sade.
O “Banca do Gibis Brazucas” selecionou o raro trabalho de Rodval Matias, que ele publicou pela Editora EBAL: “Os Holandeses no Brasil” em quadrinhos.

Crédito: Blog HQ POINT, agradecimentos ao amigo Paulo Castilho.

Clique no link, para conhecer este belo trabalho deste mestre dos quadrinhos brasileiros.




2 comentários:

  1. Será que dá para subir de novo esta edição?

    ResponderExcluir

  2. Olá galera do Gibis Brazucas, tudo bem?

    Por gentileza, poderiam reupar essa HQ, pois está off no local atual.

    Obrigada

    ResponderExcluir