sábado, 2 de março de 2013

BIDU


Falar sobre quadrinhos brasileiros sem citar Mauricio de Sousa, que muitos chamam de “o Walt Disney brasileiro”, o “Katsuriro Otomo brasileiro” seria uma tarefa impossível. O primeiro personagem criado por ele, com jeitão para ser publicado foi  o cachorrinho Bidu no ano de 1959, quando Mauricio ainda era repórter no jornal “Folha de São Paulo”.
Bidu era publicado em tiras compridas, de alto abaixo do jornal, e curiosamente nesta época não tinha nome; e foi batizado através de um concurso na redação.
Depois de certo tempo das publicações de Bidu, Cebolinha e Piteco, ele observou que não tinha nenhum personagem feminino.
Nesta época Mauricio morava na cidade de Mogi das Cruzes, trabalhando num pequeno estúdio em casa, cercado pelas filhas Mariângela, Monica e Magali. Certo dia olhou para Monica e fez uma caricatura plástica e psicológica da menina, nascia ali o maior sucesso dos quadrinhos brasileiros de todos os tempos.
O personagem e principal coadjuvante das aventuras da Turma da Monica, Cebolinha era um garoto que realmente existiu em Mogi; ele tinha os cabelos espetados e trocava as letras quando falava. A Magali surgiu no tempo da Monica, pelo mesmo motivo, Mauricio precisava de mais meninas na historinha. O Cascão jogava no time de futebol de seu irmão Marcio, vivia sempre com a roupas sujas de terra...
Hoje todos estes personagens estão por aí, falando japonês, alemão, espanhol e inglês... Mauricio atribui o sucesso de suas histórias à sua humanidade. Mesmo os personagens de fabulas (bichos); ou objetos que eventualmente pintam nelas, falando ou representando, são muito humanos.
A partir de 1970, a Editora Abril publicou os personagens de Mauricio de Sousa em revistas mensais de altíssimas tiragens. Mauricio e seu grupo de criação, (mais de cinquenta pessoas) que fazem parte do “Estúdio Mauricio de Sousa Produções”; trabalham também em material especial para publicação em jornais (tiras diárias e páginas dominicais) distribuídas por uma organização no estilo do Syndicate norte americano, pertencentes ao Mauricio de Sousa Produções.
Além disso, há os direitos de comercialização de personagens e imagens, que rendem uma enorme fortuna para o criador; tudo isso sem falar da venda dos direitos para o estrangeiro, os desenhos animados e até um Parque temático da Monica.
Sem duvida alguma, Mauricio de Sousa é o único e mais bem sucedido (hoje apenas empresário) desenhista de quadrinhos que o Brasil já teve. Com certeza Mauricio já ganhou muito mais que o artista que ele admirava nos comics, Will Eisner. Nada contra! Foi com um esforço muito grande e trabalho, trabalho e mais trabalho que ele construiu o seu império de Disney brasileiro.
Já com mais de cinquenta anos de criação nos quadrinhos, Mauricio de Sousa segue com sucesso criando séries (como a do jogador de futebol Ronaldinho Gaucho) e a Turma da Monica Jovem. Com essa ultima, agregou aos seus leitores o publico adolescente, sem abandonar o seu publico mais constante, as crianças com idade até 10/12 anos.
O Banca dos Gibis Brazucas trás uma republicação da primeira revista do Bidu editada pela atual editora que publica os personagens do Mauricio: Panini Comics.
Cliquem no link para conhecer este trabalho inicial do grande Mauricio de Sousa.



Um comentário:


  1. Olá galera do Gibis Brazucas, tudo bem?

    Por gentileza, poderiam reupar essa HQ, pois está off no local atual.

    Obrigada

    ResponderExcluir