domingo, 10 de março de 2013

FANTASTIC # 2


Olá amigos, muito brigado por acessar nosso blog e pelo apoio de todos aqueles que admiram os quadrinhos brasileiros, e reconhecem a luta dos nossos artistas para serem reconhecidos em nossa terra.
O grande movimento iniciado nos E.U.A. pelo grande mestre Stan Lee na Editora Marvel Comics, que trouxe os Super Heróis Marvel, fez com que surgissem muitos Super Heróis em muitos países, através dos editores que aproveitaram para embarcar neste grande sucesso mundial.
Em 1966 a Editora Taika lançou um novo herói, com nome excêntrico e um uniforme azul e cheio de “rebites” pretos. Seu nome era “Fantastic”, criação de Luis Meri e Osvaldo Talo. Fantastic surgiu no almanaque de Targo nas ultimas 29 páginas. O personagem agradou logo de cara aos leitores da época. O nome era uma influência da mídia dos comics estrangeiros.
Fantastic não tinha nenhum poder especial, lutador ágil, inteligente e de reflexos aguçados. Sua única arma era um cinturão atômico que pulverizava os inimigos e criava um campo de força que o tornava invulnerável. Volta e meia fazia uso de uma pistola automática e tinha um cinto cheio de recursos.
Osvaldo Talo, quadrinista e ilustrador é um argentino da cidade de Rosário, que iniciou sua carreira como ajudante de Enrique Rapela e depois trabalhou com Eugenio Colonnese, sempre em Buenos Aires. Depois de certo tempo passou a colaborar com a Editorial Bruguera e criou uma tira diária para o Jornal Democracia.
Em 1963 mudou-se para o Brasil, alternando suas atividades entre a propaganda e a ilustração. Não resistiu ao apelo dos quadrinhos. Ilustrou: "O Vigilante Rodoviário” (iniciado por Flavio Colin), histórias de guerra e far West.
Em 1970, na Editora Saber, foi responsável por uma série memorável de reedições de histórias clássicas (Brucutu, Brick Bradford, Ferdinando, Popeye, Fantasma, Mnadrake e muitos outros)
Em 1973, dedicou-se à produção editorial de livros didáticos, só voltando aos quadrinhos a partir de 1980, com Rodolfo Zalla que editou as revistas Johnny Pecos, Calafrio e Mestres do Terror. Mais como roteirista do que desenhista Talo se fez presente nessas publicações. Entre seus trabalhos mais recentes, destacam-se roteiros para o álbum Mirza, a mulher-vampiro e A Vida de Jesus Cristo, ambos com desenhos de Eugenio Colonnese.
Então é só você clicar no link, para conhecer mais esta criação que fez sucesso na década de Sessenta.





3 comentários:

  1. Olá amigo Sabino.
    Se tiver mais, gostaria de conhecer outras aventuras, inclusive a origem deste herói.

    Obrigado por partilhar.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. PS: Amigo Sabino, este é o segundo número do Fantastic, não tem o número 1?

    Bem-haja.

    Luis

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Luis,
    Esta edição de Fantastic,é uma raridade que foi publicado a 47 anos atrás, e estamos sempre a procura de material e a qualquer momento poderemos postar outras edições.
    Grande abraço e grato pelo apoio ao "Banca".
    Abração
    Sabino

    ResponderExcluir