sexta-feira, 8 de março de 2013

CARTILHA DO PETRÓLEO


O “Banca dos Gibis Brazucas” trás para seus amigos e seguidores uma edição muito rara, que foi publicada em 1974, com uma tiragem limitada de um gibi institucional produzida pela EBAL (Editora Brasil América Ltda.), por encomenda da Petrobrás.
Trata-se de uma revista de 34 páginas que tem como título: “Cartilha do Petróleo”, com roteiro de Pedro Anísio e desenhos de Eugenio Colonnese. Essa revista era mais uma ação educacional da EBAL, o enredo de Anísio enaltece o país como produtor de petróleo... tempos verde e amarelo...
Nosso objetivo ao postar esta revista é resgatar a memória do quadrinho brasileiro, e mostrar o talento deste grande escritor como deste grande desenhista brasileiros.
Deixando de lado a onda de patriotismo que o contexto da época da ditadura militar obrigava, temos uma revista muito bem escrita e desenhada.
Pedro Anísio era um colaborador veterano, que colaborou desde o inicio da EBAL do período da famosa revista “Suplemento Juvenil”, além de roteirista de quadrinhos Pedro escrevia radio novelas para a Rádio Tupi e Rádio Nacional as maiores emissoras do país, ele junto a Ghiaroni e Hélio do Soveral; por trinta anos escreveram milhares de rádio novelas. Pedro escreveu especialmente para a EBAL grandes obras como: Pedro Alvares Cabral, A Independência do Brasil, A Libertação dos Escravos, A História do Petróleo.
Neste texto da Cartilha do Petróleo, Pedro leva os leitores a um passeio pela história da humanidade, mostrando os benefícios que o petróleo trouxe para o homem, enaltecendo as figuras históricas, pesquisadores e cientistas, mostrando os benefícios trazidos pelo combustível fóssil; num texto muito bem pesquisado e construído.
E para criar a parte ilustrativa desta bela obra, não se poderia ter escolhido melhor ilustrador do que o incomparável: “Eugenio Colonnese”, que dispensa apresentação do seu trabalho impecável.
Um destaque nos trabalhos do grande mestre é a utilização de arquivos em tudo o que desenhava, com uma fidelidade fantástica; objetos, armas, veículos em geral, paisagens, pessoas, transmitindo uma noção de realidade muito grande.
Nesta cartilha em especial, Colonnese dá um verdadeiro “banho”, com um exaustivo trabalho de pesquisa de trajes de época, mostrando muitas figuras históricas, que basta um simples olhar para serem reconhecidas, além de animais pré-históricos, locomotivas, tratores, navios, aviões etc.
Por todos estes motivos citados a cima, conhecer esta “cartilha” torna-se indispensável para que se tenha uma ideia do talento dos artistas de quadrinhos brasileiros.
Quero agradecer ao grande pesquisador dos quadrinhos brasileiros: Lancelot (Bartolomeu Martins), que criou o Fanzine: “Gênio do Calhambeque” com um excelente trabalho de pesquisa, que muito me auxiliou para fazer esta postagem, parabéns Lancelot!
Então clique no link conheça e se delicie com este trabalho magnífico.




Um comentário: