terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

PERERÊ # 7 - FÉRIAS

Hoje trazemos uma obra para apresentar um grande artista brasileiro, que atuou muitos anos nas histórias em quadrinhos e livros infantis. Esta edição é uma raridade de Junho de 1963, com a sua obra maior nos quadrinhos: "A Turma do Pererê" que era publicada pela editora "O Cruzeiro".

o ilustrador Ziraldo Alves Pinto

Ziraldo Alves Pinto se chama Ziraldo mesmo. Já nasceu com pseudônimo. Criatividade de seu pai, que se chama Geraldo, e de sua mãe, que se chamava Zizinha. Nasceu na cidade de Caratinga, em Minas Gerais.
Veio para o Rio de Janeiro para ser "desenhista de histórias em quadrinhos", dançou, afinal a profissão não existia no país, acabou indo trabalhar como auxiliar numa agencia de publicidade. Passou pela "Folha de Minas Gerais", a revista "A Cigarra" e "O Cruzeiro" e batalhou até que entre ,muitas coisas virou autor de livro infantil.
Em 1960 conseguiu editar através da editora "O Cruzeiro" uma revista mensal chamada: "Pererê" que na 1ª fase durou até 1964. Num universo povoado por super-heróis e figuras em nada ligada à nossa realidade cultural, Ziraldo impôs personagens cem por cento brasileiros, com O Saci, Tininin, Galileu, Allan, Moacir, Pedro Vieira, Geraldinho, Compadre Tônico, Seu Neném, General, a Boneca, a Tuiuiu e muitos outros.

a brasileiríssima Turma do Pererê.

Poucas vezes no quadro geral da literatura e arte brasileira, uma obra refletiu com tanta agudeza critica os problemas sociais de sua época.
Na década de 70, a editora Abril tentou novamente colocar nas bancas a revista: "Pererê", mas depois de tantos anos de ditadura militar e destruição dos nossos valores autênticos, a revista não durou mais que dez edições.
Ziraldo nunca desanimou em sua batalha, alternando sua carreira de cartunista, cartazista, escritor de livros infantis e incentivador cultural, ele nunca se afastou dos quadrinhos. Outros personagens foram lançados como: "The Supermãe", "Os Zeróis" e "O Menino Maluquinho" personagem de livro que vendeu mais de um milhão de exemplares e virou personagem de filme.

A famosa personagem: "The Supermãe".

"Os Zeróis" a sátira dos super heróis.

A criação genial de Ziraldo: "O menino Maluquinho".

Que se transformou em personagem de filme.

Ziraldo é um dos autores mais vendidos em termos de literatura infanto-juvenil, não só no Brasil nas em toda a America do Sul. O Menino Maluquinho teve publicações pelas editoras: L&PM, Melhoramentos, Salamandra e em 2006 pela editora Globo com uma edição especial pelos 25 anos do menino Maluquinho.
Em 2009 ainda pela editora Globo a série: "futebol em Quadrinhos", saíram Todo-poderoso Timão, com a história do Corinthians, e o mais O querido do Brasil, sobre o Flamengo.
Ziraldo colaborou nos álbuns coletivos Brasil e Argentina, (pela Fundação Memorial da America Latina, em 1990, e MSP50 (editora Panini, 2009) edição especial com cinquenta artistas homenageando Mauricio de Sousa.

Os dois álbuns: "Futebol em Quadrinhos".

O álbum: MSP50 com a participação de Ziraldo.

É isso aí amigos, agora só resta clicar no link e conhecer a obra deste "monstro" dos quadrinhos brasileiros.



Ziraldo e suas grandes criações.

3 comentários:

  1. Olá amigo Sabino.
    Pede password!? Será que estou a fazer algo errado?
    Já agora, sem querer abusar, seria possível, no FB, dia 2 "GRANDES CLÁSSICOS DOS QUADRINHOS", rectificar a hiperligação, que não está a funcionar!?

    Obrigado

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo Luis,
    Que satisfação receber um comentário seu!
    Com relação a este ficheiro, não pede senha, basta você clicar na caixinha "baixar arquivo", qualquer dificuldade me comunique.
    Não é abuso algum, vou consertar a hiperligação do FB postagem de 02 de Fevereiro.
    Muito grato pelo comentário e um grande abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Sabino.
    Finalmente consigo rever o Pererê e a sua turma.
    Belos tempos em que eu me deliciava a ler Mauricio de Sousa e Ziraldo, para mim dois dos pontos altos da nona arte aí de Terras de Vera Cruz.
    Outros autores tem o Brasil com tanta ou se calhar até com mais qualidade. Mas quanto a mim o que estes dois tiveram foi visão para fugir aos estereótipos dos EUA e escolheram temas bem populares que agarraram a garotada, e não só.

    Bem-haja por nos espicaçar a saudade destes belos tempos. Cá por mim pode vir mais desta maravilhosa turminha.

    Luis

    ResponderExcluir