segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A BANCA

A VELHA BANCA DE GIBIS


A ideia de criar um blog para postar scans de revistas brasileiras, surgiu da nostalgia de meu tempo de criança, quando eu e meu irmão mais novo Carlos  apesar da repressão que existia dos meus pais com relação às revistas em quadrinhos, colecionávamos os nossos gibis.
E para conseguir um “dinheirinho” para as nossas revistas, eu o convencia a deixar de comprar o nosso lanche quando íamos à escola,  e o dinheiro da passagem do ônibus que recebíamos quando tínhamos de ir a Biblioteca no centro da cidade para fazer os trabalhos escolares.
E nesta época no começo da década de 60, até comprar as revistas era uma verdadeira aventura, pois tínhamos que atravessar a avenida mais movimentada do bairro, onde circulavam mais de 8 linhas de ônibus, uma grande aventura para dois garotos de 8 e 9 anos.
Lembro-me que depois de comprarmos as revistas, nós não esperávamos nem chegar em casa para lê-las, e usávamos uma estratégia, vínhamos pelo caminho, onde um ia lendo a revista e o outro ficava conduzindo para que o “leitor” não tropeçasse em nada; quando chegávamos em casa já tínhamos lido a revista inteira.
Nessa época eu e meu irmão Carlos chegamos a ter quase 500 exemplares na nossa coleção, e devidamente escondidos, pois contávamos com a cumplicidade de minha mãe (Ah! as mães), mas se meu pai descobrisse seriam todas rasgadas e jogadas no lixo!
E contrariando a todos os preconceitos (a frase clássica da época: “Hoje mocinho, amanhã bandido”!); os meus irmãos e amigos que curtiam o Matiné aos domingos assistindo os filmes de “Cowboy”, e lendo as revistas em quadrinhos são pessoas dignas, descentes e honestas.
Mas apesar dessas dificuldades, foi um tempo incrível, que talvez tenha sido até melhor porque essas perseguições acabaram dando muito mais sabor à nossa vida.
A velha e pequena  banca de jornais ainda está no mesmo local, é verdade que já passou por muitas reformas, mas continua lá no mesmo lugar, realizando os sonhos das crianças de hoje!



6 comentários:

  1. Já passei por semelhanças. Eu fazia a mesma coisa eu e meu irmão, que aliais, rodávamos a cidade a pé procurando conhecer outros leitores de gibis.
    Parabéns pela sua iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Gibizeiro Cine Hq,
    O meu objetivo com esta postagem foi realmente "colher" as esperiencias dos amigos,em sua infância que a gente sabe que era difícil curtir os gibis.
    Grato por seu comentário e um abração.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Sabino.
    Aí no Brasil chamam-lhe banca, cá em Portugal chamamos-lhe quiosque.
    Por cá, nos quiosques já não se vê banda desenhada, e quando se vê são revistas de quadrinhos, vindas daí.
    O pouquíssimo que é feito cá, só aparece nas edições de luxo e em álbuns caríssimos.
    Quiosques de venda e troca de revistas em segunda mão, nem vê-los.
    Os ignorantes que atribuíam todos os males à banda desenhada e aos quadrinhos é que deverão estar todos satisfeitos. Ou se calhar até não, porque, BDs e quadrinhos já quase que não há, e as coisas continuam mal e até piores.

    Desabafos à parte, mais uma vez os meus parabéns pela iniciativa. Só lhe peço que não deixe de parte o seu primeiro "filho", o FB.

    Luis

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Luis,
    Aqui no Brasil a situação está quase igual, pois nas bancas só se encontram revistas infantis e os Mangás. Os quadrinhos (geralmente estrangeiros) e álbuns de luxo caríssimos, são vendidos nas livrarias e nos poucos "comicshops" que começam a surgir.
    O pouco de produção brasileira que surgem são nestes álbuns que pelo preço estão "elitizando" as histórias em quadrinhos, que sempre foram uma manifestação da "arte pop", novos tempos, hoje em dia são os "Nerds" da classe alta que consomem quadrinhos.
    é uma grande verdade colocada pelo amigo, o mundo está muto pior, do que no tempo em que os quadrinhos eram consumidos em larga escala pelas massas populares.
    Confesso que o "Banca" está me empolgando pelo muito que se tem para ser mostrado, mas fique tranquilo, o FB, é o meu "filho" preferido do coração,que sempre vou me dedicar completamente.
    Grande abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho, Sabino . Este espaço é excelente!!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo JJ Marreiro,
    É uma grande honra receber a sua visita no nosso blog!
    Saiba meu amigo que acompanho a muitos anos o seu trabalho de criação e ilustração, nesta luta árdua pelos quadrinhos da nossa terra.
    Tenho todas as história da seus personagens "A Mulher Estupenda", "As Garotas da Selva", "Fantasma Escarlate" e "Beto Foguete"; e peço a sua permissão para divulga-los oportunamente no "Banca dos Gibis Brazucas"!
    Grande Abraço amigo, são palavras generosas como as suas que me animam neste trabalho de divulgar os quadrinhos da nossa terra; e conto sempre com sua importante opinião para que o nosso blog possa crescer e melhorar ainda mais!
    Sabino

    ResponderExcluir