CARGA PESADA - UM RETRATO DO BRASIL
A solidariedade humana é a grande arma do caminhoneiro.
Sem um ponto de referência fixo, obrigado a viajar por todo este Brasil, o
caminhoneiro vê no companheiro de estrada um irmão, pois de repente, pode se
ver diante de uma situação inesperada
que a própria profissão de “andarilho sobre rodas” coloca em seu
caminho, como tantas paisagens a que está acostumado a ver.
É exatamente isso que o programa “Carga Pesada” da Rede
Globo, queria mostrar através dos personagens Pedro e Bino: a fraternidade do
próprio ser humano, que compartilha situações semelhantes e problemas comuns: a
amizade de que nasce e cresce a partir das experiências vividas por um grupo de
pessoas sem um pouso certo, sempre com uma carga para entregar, uma prestação a
pagar e a mulher e os filhos esperando numa casa cada vez mais distante.
Foi aproveitando este rico tema que a editora RGE (Rio
Gráfica e Editora) decidiu lançar em quadrinhos a revista “Carga Pesada”.
E para valorizar ainda mais esta iniciativa foi chamado
para ilustrar o gibi, um grande mestre da velha geração dos quadrinhos
brasileiros, ninguém mais, ninguém menos que: Julio Shimamoto!
“Shima” como é conhecido começou sua carreira em 1958, na
Editora Novo Mundo, foi apresentado a Jayme Cortez, na época diretor de arte da
Editora La Selva passou a desenhar dois gibis: Arrelia & Pimentinha e Fred
& Carequinha, os quatro palhaços de circo que faziam o maior sucesso na
época. Desenhou também histórias de terror, e passou no decorrer dos anos por
muitas editoras brasileiras como: Outubro, Edrel, Taika, Rio Gráfica, Bloch,
Gráfipar e Press. Colaborou também nas excelentes publicações de terror da editora Vecchi: Spektro e Sobrenatural. Mostrou também o seu estilo nervoso e
as vezes agressivo nas revistas da Editora D’Art: Mestres do Terror e Calafrio.
Mesmo sendo dedicado à publicidade, Shimamoto sempre
arranjou tempo para os quadrinhos, principalmente na área do terror.
Então para aquele que não conhece a arte de Shimamoto, (O
que eu acredito que seja quase impossível),
apreciem a arte deste grande mestre brasileiro.
Credito: Scan: Sabino.
Restauração: Jean Okada.
Bom dia
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho de divulgar os quadrinhos nacionais. Isso é muito importante.
Me tira uma duvida: Você tem algum outro link valido? Aproveitando o gancho, tem as outras duas revistas?
Abraço
o cara abandonou o blog. desde 2018 não respondeu o cara. Então eu nem vou perguntar nada
ResponderExcluirO link foi pro saco.
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