quinta-feira, 1 de agosto de 2013

HISTORIETA # 1


Olá amigos, hoje iremos falar de uma pessoa que muito contribuiu para os quadrinhos em nossa terra, teve uma bela participação nos quadrinhos brasileiros e infelizmente já nos deixou e se encontra merecidamente nos braços do Pai.
Oscar Cristiano Kern, foi roteirista da Disney para a Editora Abril, nos primeiros anos da década de 70. Em 1972, lançou o Fanzine Historieta, publicação onde colaboraram grandes nomes dos quadrinhos brasileiros como: Mozart Couto, Emir Ribeiro, Watson Portela, Deodato Jr. (Mike Deodato) e Renato Canini desenhista por mais de uma década das melhores histórias do personagem Zé Carioca, publicado pela Editora Abril.
Oscar Kern foi roteirista de A Brigada da Selva, com desenhos de Ailton Elias, (edições que você encontra aqui no "Banca").
No seu Fanzine Historieta, ainda recuperou grande parte das HQs de Carlos Thiré e publicou em álbum especial, Três Legionários de sorte. Foi um dos editores do Fanzine Confraria dos Dinossauros (24 números), fanzine de um grupo de amigos que recusaram extinguir-se e seguiam deixando suas pegadas neste nosso mundo, valorizando as HQs de qualidade, que apresentou clássicos das HQs, alguns absolutamente inéditos no Brasil. 
Osca Kern deixou com certeza muitas lembranças - e ações em prol das HQs - como muito poucos
Oscar Cristiano Kern, um grande batalhador da preservação da memória dos quadrinhos.

Então para matar a saudades e para que as novas gerações conheçam um pouco do trabalho de Kern trazemos Historieta # 1.
Então, baixe clicando na hiperligação, e bom divertimento. Ah! não esqueça de deixar seu comentário.




Um comentário: