segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

UMA HISTÓRIA... UM ARTISTA POR DIA - IX

BIDU
MAURICIO DE SOUSA
Mauricio de Sousa que muitos chamam de: “o Walt Disney brasileiro”, começou a rabiscar lá pelos 4 ou 5 anos, admirando os grandes clássicos dos quadrinhos: Mandrake, Brick Bradford personagens do antigo “O Globo Juvenil” depois passou a ler “O Gibi” e o personagem que mais o impressionou em termos de narrativa foi: “The Spirit” de Will Eisner.
O primeiro personagem criado por ele com condições de ser publicado foi o cachorrinho “Bidu” em 1959.
Depois de certo tempo de seus personagens serem publicado na Folha de São Paulo: Bidu, Cebolinha, PitecoMauricio percebeu que não tinha nenhum personagem feminino. E foi em 1961, num pequeno estúdio em casa na cidade de Mogi das Cruzes, rodeado das filhas Mariângela, Mônica e Magali, ele resolveu fazer uma caricatura da pequena Mônica; nasceu aí a personagem que viria ser a mais importante de suas criações.
Hoje os seus personagens estão por aí falando japonês, alemão, espanhol e inglês... e com certeza o sucesso de seus personagens, mesmo os bichos é exatamente devido ao seu lado humano.
A partir de 1970, os personagens do Mauricio começaram a ser publicados em revistas em quadrinhos, primeiro pela editora Abril, depois editora Globo  e atualmente pela editora Panini. Mesmo assim as tiras continuam a ser publicadas nos jornais e páginas dominicais distribuídas e organizadas num estilo Syndicate norte-americano.
Tem também o seguimento de licenciamento de personagens para muitos produtos e tem também os direitos para o estrangeiro dos desenhos animados, Com certeza Mauricio ganhou muito mais dinheiro do que o artista que ele admirava nos comics, Will Eisner, de forma merecida, pois é fruto de sua veia empresarial e muito esforço.
Depois de 50 anos de trabalho nos quadrinhos Mauricio segue com sucesso criando séries como: Ronaldinho Gaúcho, Neimar Jr. e Turma da Mônica Jovem.
Clique na hiperligação para conhecer uma das primeiras aventuras do cãozinho Bidu.

http://www.4shared.com/file/kp5dYammba/BIDU_-_O_Cachorro_falante.html



Mauricio recebe o prêmio HQMIX, o tema do troféu daquele ano foi o seu personagem: Astronauta.









2 comentários:

  1. Cuidado com o Mauricio, Sabino !
    Ele acha que esse tipo de propaganda vai tirar o leitinho das crianças.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo CAAC,
    Você está com toda a razão, ele não consegue visualizar que não existe divulgação maior e melhor do trabalho dele do que o que é feito pelos blogs!
    Abração amigo
    Sabino

    ResponderExcluir