quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

UMA HISTÓRIA... UM ARTISTA POR DIA - I

O CASTELO DO CONDE DRÁCULA

EUGENIO COLONNESE


A seção: Uma historia... um Artista por Dia, nos trás hoje o mestre Eugenio Colonnese e sua grande criação: Mirza, a vampira.
A principal marca das histórias da vampira Mirza é sua sensualidade, muito ousada em comparação com os padrões de sua época, provavelmente isso era herança dos fumetti italianos (terra natal do autor). Nos anos 60 a linha divisória entre quadrinhos adultos e infantis era muito mais tênue, e não existiam projetos como o selo Vertigo ou Marvel Max. (Nos EUA as histórias em quadrinhos ainda estavam presas ao rígido Comics Code Authority).
A extrema qualidade do seu traço não passou despercebida, e em pouco tempo ele estaria em Londres produzindo gibis de temática militar para a aclamada Fleetway Publications.
Em 1957, ainda morando no exterior, travou seu contato inicial com o mercado brasileiro ao adaptar para os quadrinhos, sob encomenda da Ebal, o texto "Navio Negreiro", obra-prima do poeta Castro Alves. Sete anos depois, ele passaria a viver no nosso país, onde residiu até seu falecimento, e nos brindou com uma infinidade de ilustrações magníficas.
Assim que pisou em solo brasileiro, Colonnese se aventurou por diversos gêneros da nona arte. Além das supracitadas adaptações de obras literárias, fez também gibis românticos endereçados ao público feminino, criou super-heróis nos moldes norte-americanos e lançou outras histórias de guerra similares às que havia publicado na Inglaterra. Contudo, foi no terror que ele concebeu sua mais célebre criatura: Mirza, A Mulher Vampiro. Esta bela e fascinante personagem estreou em 1967 numa revista que levava seu nome, e de lá para cá foi reeditada inúmeras vezes, sempre conquistando novos admiradores.
Para curtir esta aventura da Mirza que foi criada para comemorar os 40 anos da personagem (em 2007), basta clicar na hiperligação, e se divertir.


Um comentário: