segunda-feira, 23 de setembro de 2013

VINGADOR MASCARADO


O blog Banca dos Gibis Brazucas trás hoje para seus amigos e seguidores a obra de um grande batalhador pelos quadrinhos brazucas: Seabra!
Sebastião R. Seabra com dezesseis anos já desenhava para o jornal paulista "Noticias Populares", as tiras diárias do "Capitão Caatinga", que tinha o roteiro de Franco de Rosa. Trabalhou para a gigante carioca EBAL (Editora Brasil America Ltda.), onde desenhos na revista Klik, revista de humor e Zorro Capa e Espada; até firmar-se na Grafipar, editora do Paraná.
No final da década de 70, colaborou em revistas de terror, aventuras policiais, sempre com ligação ao sexo. Nessa época, utilizou, em muitas histórias, o curioso pseudônimo de Sebastião Zéfiro, provavelmente em homenagem ao desenhista dos famosos "catecismos" Carlos Zéfiro.
Quando a Grafipar encerrou suas atividades, passou para a Press Editorial e a D-Arte (ambas de São Paulo). Nesta ultima, colaborou para as revistas: Mestres do Terror e Calafrio. Para a Editora Nova Sampa, criou um álbum completo, "Não nego fogo" da coleção "Graphic Sex", uma narrativa detetivesca, povoada de mulheres bonitas e eróticas. Teve alguns trabalhos publicados em "Mundo do Terror" da Editora Maciota, Mephisto e Bokaloka. Em 2003, pela Editora Opera Graphica, saiu seu álbum de histórias curtas, "Na trilha do prazer". Na série "Literatura em Quadrinhos", já fez "O homem que falava javanês" (2005), de Lima Barreto; "Brás, Bexiga e Barra Funda (2006), de Alcantara Machado; e "Memórias Póstumas de Brás Cubas (2008), de Machado de Assis, todos publicados pela Escala Educacional.
Seabra também trabalhou no gênero super Herói e criou o personagem "Vingador Mascarado", que postamos neste scan.
Para conhecer este seu trabalho é só clicar na hiperligação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário