segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

ÁLBUM - CRÔNICAS DA PROVíNCIA


O blog Banca dos Gibis Brazucas, apresenta hoje um grande álbum publicado pela editora Via Lettera de 1999, escrito por Wander Antunes e desenhado por Mozart Couto.
O objetivo é mostrar aos amigos esse grande trabalho da dupla e apresentar este magnifico ilustrador que estará presente em muitas postagens aqui do "Banca".
Mozart Couto nasceu em 1958, mineiro de Juiz de Fora, tornou-se um dos melhores desenhistas de quadrinhos dos últimos trinta anos. Desde a sua primeira história: "Presente de Aniversário", publicada pela editora Grafipar, em 1979, Mozart mostrou em desenhos bonitos, limpos, quase clássicos, uma categoria que o tempo e a atividade quase permanente nos quadrinhos aperfeiçoaria de forma marcante. Na grafipar fez dezenas de histórias, sem nunca deixar de lado as exigências pessoais de capricho e qualidade.
Para a editora D'Art colaborou desde os primeiros números das revistas: "Calafrio" e "Mestres dos Terror" do inicio da década de 80 criando histórias de um horror gótico da melhor qualidade.
Desenhou também séries onde heroísmo e magia em reinos fantásticos se realizavam muitas vezes bem melhor que o modelo tradicional (Conan). Desta fase são: "O Mago" e o guerreiro "Hakan". Para a editora Cedibra desenhou com a categoria de sempre: "Futebol e Raça", que lamentavelmente ficou em apenas três edições, uma das melhores séries esportivas já publicadas no Brasil.
Em 1986, com seu trabalho reconhecido no exterior fez especialmente para a Bélgica o álbum "O Vigilante", que só em 1989 teve o álbum completo publicado no Brasil.
Obteve espaço numa das maiores editoras do Brasil, a editora Abril, em especial na revista: "Aventura e Ficção", onde suas histórias em nada perderam para mestres como: José Ortiz, Manfred Sommer, Adolfo Usero e outros. No final dos anos 90, o talento de Mozart consegue introduzi-lo no seleto mercado europeu, publicando álbuns e tiras na França, Bélgica e outros países.
Isso tudo ajudou a leva-lo às editoras norte-americanas: DC Comics, Dark Horse e Marvel.
Sei que muitos que não conhecem os trabalhos de Mozart (o que é difícil), estão ardendo de curiosidade, então cliquem no link e conheçam a obra deste grande mestre dos quadrinhos brasileiros.

Crédito: blog HQPOINT.





2 comentários:

  1. Virei fã do Mozart Couto desde que conheci seu trabalho na editora D-Arte. Outro trabalho imperdível, acho que pela editora Sampa, era "O Olho do Diabo", uma hq eu misturava terror e ao mesmo tempo era claramente influenciada por "Grande Sertão Veredas", de Guimarães Rosa. Exemplos do autêntico quadrinho nacional.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Nano,
    Muito boa observação sobre este grande artista, tenho essa revista "O Olho do Diabo" e será postada no "Banca"
    O Mozart realmente produz o autentico quadrinho brasileiro.
    Abração
    Sabino

    ResponderExcluir