quarta-feira, 1 de maio de 2013

JET JACKSON # 5

Nascida no rádio nos anos 40, a série do Capitão Meia Noite foi escrita pelos roteiristas Robert M. Burtt e Wilfred G. Moore. Na TV, Jet Jackson, o comandante Meteoro ganhou fama. As crianças sonhavam com os capacetes de estrelinhas e com os uniformes que tinham o emblema de um foguete, ou melhor do X1 Yeager.
Na origem, o personagem era conhecido por outro nome: Capitão Meia-Noite e, assim como Sombra, o Besouro Verde e o Zorro (do Tonto), foi criado para o rádio. O primeiro programa foi ao ar em 1938, sob o patrocínio de uma companhia petrolífera, mas só "pegou" mesmo dois anos depois, quando mudou de horário e de patrocinador, passando a ser apresentado aos seus ouvintes mirins pelo achocolatado Ovaltine (conhecido no Brasil como Ovomaltine).
Em 1942, a Columbia lançou um seriado em 15 capítulos estrelado pelo grandalhão Dave Sharpe, que ficaria famoso como dublê nos seriados do Fantasma e do Capitão Marvel, entre outros.

Logo vieram também os quadrinhos, pela mesma editora do Capitão Marvel, a Fawcett, e com o mesmo escritor (anonimamente, é verdade), Otto Binder, e um time de grandes desenhistas que também faziam o alter ego de Billy Batson, como Leonard Frank e John Spranger.


Na sua origem, Jet Jackson era conhecido como Capitão Meia Noite.


Além dos seriados de rádio e cinema e dos quadrinhos, o Capitain Midnight foi o primeiro personagem a ser tema de uma imensa campanha de merchandising, na qual eram distribuídos milhares de prêmios aos consumidores mirins de Ovaltine, que passavam a ser parte do Esquadrão Secreto. Os jovens ganhavam carteirinhas, manuais, buttons, pins, anéis e todo tipo de parafernália que se possa imaginar.
Foi uma febre, mas como toda febre, teve fim. Em 1949, o show foi cancelado e os quadrinhos também.
Mas aí chegou a TV. Um dos primeiros seriados de grande sucesso na telinha foi Zorro (The Lone Ranger, 1949) patrocinado por um bolinho recheado chamado Tootsie Roll que dobrou suas vendas. Logo, a Kellogg's tratou de por no ar o Super-Homem (com George Reeves) e a Ovaltine lembrou de todo o sucesso que tinha alcançado anos antes com o Captain Midnight.

Uma nova série foi produzida e estreou com grande sucesso em 1954, junto com novos brindes, clubes etc., num patrocínio do mesmo Ovaltine, com Richard Webb como Captain Midnight; Sid Melton como o leal e atrapalhado Ichabod Mudd, mais conhecido por Ikky, e Olan Soule, como Aristotle Jones, ou Tut, o gênio científico do grupo.
Foram 39 episódios ao longo de dois anos de bastante sucesso, até que, por uma daquelas razões que só os "marketeiros" conhecem, Ovaltine resolveu não renovar o patrocínio.
Mas a série era muito boa e o estúdio que a produzia (a famosa Screen Gems) logo teve várias ofertas por ela. Contudo, havia um problema: o nome Captain Midnight pertencia aos fabricantes de Ovaltine.
A solução foi criarem um novo nome. E assim que surgiu Jet Jackson, o Comandante Meteoro. Nos filmes originais, foi necessária uma redublagem em todas as cenas em que o personagem era chamado pelo nome, mas logo ele estava de volta às telas com um novo patrocinador, o cereal matinal Kix.

A exibição de Jet Jackson na televisão brasileira

Foi nessa encarnação, como Jet Jackson, que o seriado chegou ao Brasil, em 1959, dando sorte de ser um dos primeiros a serem dublados em português, o que ainda não era obrigatório (a lei que determinou isso na TV é de 1961), mas já era uma prática comum em programas voltados ao público infantil.

Era uma época em que ainda não havia redes de televisão, quando muito emissoras diferentes que pertenciam ao mesmo dono em estados diferentes. Por isso, a série estreou ao mesmo tempo na Tupi, no Rio, e na Record, em São Paulo, onde foi reprisada até 1971, quando saiu do ar, provavelmente vítima da chegada da cor às TVs brasileiras (ela era produzida em preto-e-branco).

Os quadrinhos de Jet Jackson publicados no Brasil

Em 1960, a série chamou a atenção de Jayme Cortez, então diretor de arte da Editora Continental (que, com a saída de Miguel Penteado para fundar a GEP, virou a famosa Editora Outubro). Ele já tinha lançado duas revistas com personagens que vinham da TV Record, ambas com sucesso, Capitão 7 e Capitão Estrela.

Então, tratou de por nas bancas uma revista de Jet Jackson para ver no que dava - e ainda conseguiu o patrocínio de uma grande loja da época (Isnard, "onde é fácil comprar") que anunciava na revista TVs Philco Predicta como as melhores para se assistir ao seriado.

A revista foi um grande sucesso e durou 23 números, sendo depois reprisada pela editora que sucedeu a Outubro, a Taika, em vários almanaques, o último deles em 1973.

Tudo isso, é bom frisar, sem pagar um centavo de royalties a ninguém, como era prática comum na época. Inclusive há um texto na revista dizendo que os editores estavam nacionalizando o personagem a pedido dos leitores, mas isso apenas com relação a produzi-lo no Brasil, pois as histórias continuaram com "sabor americano", para serem fiéis ao seriado.


Jet Jackson publicado no Brasil, com a belíssima capa pintada por Jayme Cortez

As histórias eram escritas por Hélio Porto, principal redator da editora, que muitas vezes fazia apenas era o tratamento final do texto, que era escrito pelo desenhista da história. Vários artistas passaram pela série, mas os principais foram Juarez Odilon, Aylton Thomaz e Getúlio Delphim.
O “Banca trás para seus seguidores um scan deste famoso personagem, e como tanto o seriado quanto o gibi já estão fora de circulação há mais de 30 anos, é preciso ter pelo menos 40 para se lembrar de Jet Jackson. Achar essas revistas em sebo ou sites de leilão é difícil e provavelmente caro, mas aqui no nosso blog, estes “quarentões” poderão matar a saudades e os jovens seguidores poderão conhecer este grande sucesso da época que foi produzido pelo grande talento dos ilustradores brasileiros; clicando na hiperligação abaixo.



6 comentários:

  1. Ótimo trabalho de pesquisa.
    Colei no Onenote...para compilar tudo um dia desses.
    Valeu mesmo !
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo CAAC,
    Prazer em reencontra-lo aqui no "Banca", e fico contente que tenha gostado da postagem, e não deixe de nos acompanhar que muita coisa boa virá por aqui!
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. O link para baixar está vencido, tem como refazer? Grato!

    ResponderExcluir
  4. \olá amigo Mc Allister,
    Grato pelo aviso, o link já foi corrigido.
    Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Sabino. Desculpe me por ser tão chato, mas o link para essa revista está vencido. Se possível, poderia restabelecê-lo, pois tenho grande interesse em conhecer essa revista?
    Desde já agradeço.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir

  6. Olá galera do Gibis Brazucas, tudo bem?

    Por gentileza, poderiam reupar essa HQ, pois está off no local atual.

    Obrigado

    ResponderExcluir