terça-feira, 7 de maio de 2013

GATO PRETO # 35


Olá pessoal retornamos com a postagem de um gênero que fez muito sucesso no Brasil e teve o seu “Bum”, na década de 50 e inicio da década de 60: o gênero “TERROR”.
A presente edição foi publicada em Janeiro de 1961, portanto a 52 anos, publicada pela: Cia Grafica Novo Mundo, uma editora paulista dirigida por Jacomo A. La Selva; e representou um momento de divisão de aguas, pois devido a todo o movimento de perseguição aos quadrinhos desencadeado pelo Dr. Frederic Werthan, (veja no marcador do blog: Quem é Quem, artigo a respeito do Dr. Wethan); muitas editoras nos E.U.A. foram fechadas;  e começou a faltar material para ser publicado, e a saída foi abrir espaço para os artistas brasileiros para dar continuidade as revistas. Este exemplar ainda é anterior a este período e todo o material é estrangeiro a capa é do artista “Zezo”, e foi baseada num filme da época: “O monstro da Lagoa Negra”, de origem norte-americana, filmado na Amazônia.
Um ponto negativo a se considerar é o título da revista: “Gato Preto”, reforçando um pensamento da época que discriminava estes pobres animaizinhos, ao qual se atribuía a ideia que os gatos pretos atraiam “má sorte”, sendo que estas pequenas criaturinhas, principalmente os gatos pretos, é comprovado serem os mais dóceis e companheiros da espécie felina.
Não percam a oportunidade de conhecer esta raridade e curtir boas histórias de terror originadas das revistas americanas publicadas na época.





Um comentário: