quinta-feira, 6 de junho de 2013

O ANJO # 15


Olá pessoal que acessa o blog Banca dos Gibis Brazucas, que vem em busca de raridades para poderem matar a saudades dos gibis que vocês liam na sua infância,  todos vocês nostálgicos amigos irão encontrar aquele gibi que você leu, e poderá apreciar novamente neste blog.
Hoje temos uma raridade do final da década de 50 publicada pela Editora Rio Gráfica e ilustrada por um grande mestre dos quadrinhos brasileiros: Flavio Colin.
O Anjo foi personagem desenvolvido para o rádio, por Álvaro de Aguiar em 1948, e conta as aventuras de um detetive levado ao ar pela Rádio Nacional patrocinada pela companhia Sidney Ross, e este seriado policial se manteve no ar por 19 anos.
Em 1994 o personagem foi levado as telas num filme de Ivan Cardoso  que tinha por título: O Escorpião Escarlate.
Em 1959 o personagem foi adaptado para os quadrinhos, e teve 74 edições a partir de Maio de 1959. Na adaptação para os quadrinhos, o ilustrador Flavio colin modificou as aventuras do Anjo para o Brasil, pois na obra original radiofônica se passava nos Estados Unidos.
O personagem se assemelhava muito ao personagem “O Santo” policial americano originado nos “Pulps”, que depois foi para o rádio e finalmente para os quadrinhos.
Para poder “curtir” esta rara edição é só você clicar na hiperligação, boa leitura, e não se preocupe de conter as lagrimas de emoção.

Crédito desta edição: Alvarez.




5 comentários:

  1. Olá, Amigo!

    Continue prestigiando e compartilhando as HQ nacionais antigas.

    E obrigado por manter o crédito de quem fez o scan, pois isso é muito legal da sua parteAlvarez

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo Alvarez,
    Obrigado por seu comentário, sempre que tiver a informação o crédito do scan será colocado.
    Eu é que agradeço por sua colaboração, e saiba que você é um grande colaborador por partilhar e preservar a memória dos quadrinhos brasileiros.
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. eu tinha assistido o filme acho que passou na band! ate tentei encontrar o filme pela web novamente, mas não tive sucesso!
    quer dizer em tão que o anjo trabalhava nos EUA antes! hum!
    pelo visto os negócios não andavão bem lá então optou em voltar para o brasil! hehe!
    e como a arte do colin no começo era diferente ao invez do estilo que o consagrou!
    elcioch

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo do: Mangás e desenhos Hentais,
    O filme do "Santo" era estrelado por Roger Moore, que anos mais tarde se consagrou como James Bond o agente 007 no cinema; eu cheguei a assistir alguns filmes de "O Santo".
    Pois é, o nosso "Anjo", das aventuras do rádio que se passavam nos E.U.A., na adaptação para os quadrinhos acabou parando aqui no Brasil...
    A arte do Colin naquela época não estava definida ainda, e ele imitava o estilo dos artistas americanos, por isso era tão diferente do estilo que o consagrou.
    Grato meu amigo pelo seu comentário, e continue a acompanhar o blog que tem muita coisa boa que virá por aqui.
    Abração
    Sabino

    ResponderExcluir
  5. olá...pode revalidar o link? obrigado

    ResponderExcluir