quarta-feira, 26 de junho de 2013

A ERA DOS HALLEY # 6


Neste ano a humanidade teve a oportunidade de avistar um fenômeno incrível do universo, ou seja, a visita ao nosso sistema solar do Cometa de Halley, que visita nosso sistema solar a cada 76 anos.
Esse fato histórico acabou estimulando muitas manifestações, em todas as áreas inclusive os quadrinhos, e a Editora Abril, resolveu aproveitar a oportunidade; e encomendou a sua equipe criativa que criassem uma revista com personagens, ligados a passagem do famoso cometa.
Foi aí que surgiu a revista “A Era dos halley”, trazendo as aventuras, e muita informação sobre o cometa e sobre astronáutica no geral.
E é exatamente uma dessas edições que vocês irão conhecer nesta postagem. Para isso basta clicar no link abaixo e conhecer esra raridade, boa leitura a todos.

HISTÓRICO

O cometa Halley é um cometa brilhante de período intermediário que retorna às regiões interiores do Sistema Solar a cada 76 anos, aproximadamente. Sua órbita em torno do Sol está na direção oposta à dos planetas e tem uma distância de periélio de 0,59 unidades astronômicas; no afélio, sua órbita estende-se além da órbita de Netuno. Foi o primeiro cometa a ser reconhecido como periódico, descoberta feita por Edmond Halley em 1696.
1985/1986
No ano próximo à reaparição de 1986, a humanidade tinha 28 anos de era espacial e uma frota de espaçonaves foi enviada para observá-lo, inclusive a sonda Giotto em julho de 1985.
Estava também planejado que duas missões do Ônibus Espacial1 , a STS-51-L, que resultou na destruição do Challenger, e a STS-61-E, observariam o cometa a partir da órbita terrestre baixa. A STS-61-E seria a missão seguinte a decolar após o final do voo do Challenger. Agendada para Março de 1986, transportaria o observatório ASTRO-1, uma plataforma de estudo do Halley. A 




2 comentários:

  1. Sabino, consegui recentemente todos os gibis dessa série, aceita colaboração? Adorei ela por conta da arte maravilhosa e do roteiro que é ficção científica da mais alta qualidade.
    Um abraço enorme.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo avaleiro do Sertão,
    Claro que aceito colaboração, e estas edições dos Halley será muito bem vindas e publicarei no "Banca".
    O endereço para envio é:
    fantasmabrasil2010@gmail.com

    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir