segunda-feira, 26 de abril de 2021

QUEM FOI BETO CARRERO

 


Beto Carrero, nome artístico de João Batista Sérgio Murad  nasceu em São José do Rio Preto,  em 9 de setembro de 1937, e faleceu em São Paulo,  em 1 de fevereiro de 2008), foi um artista, apresentador, musico sertanejo, locutor de rodeios, agente de talentos, publicitário e empresário brasileiro conhecido pela performance de cowboy e por ser idealizador do parque Beto Carrero World, localizado no município de Penha, no litoral norte do estado de Santa Catarina.

Infância e adolescência

Menino pobre de São José do Rio Preto, interior de São Paulo criou-se numa fazenda onde o pai era empregado, e sonhava ser um personagem como o Zorro Desta época, trouxe forte ligação com o mundo dos rodeios e cowboys. Por se comunicar muito bem, descobriu sua veia publicitária e não demorou para se tornar popular: ainda adolescente, lançou um programa próprio no rádio.

Alexandre Murad, seu pai, tinha o apelido de “Alexandre Carrero”, por conduzir um carro de boi que transportava pessoas e cargas. Em homenagem ao pai, intitulou-se João Carrero. Anos depois, o nome foi modificado e João Batista Sérgio Murad passou a ser Beto Carrero. 

Nos anos de 1970, publicitário muito bem sucedido, liderou a conta de grandes empresas. Lançou motes históricos, como o do Leite de Aveia Davene e das toalhas Buettner, tendo Tônia Carrero como estrela do merchandising. Nesta década, mesmo dedicando-se à publicidade, Beto sempre encontrava um tempo para trabalhar como agente de alguns artistas. Depois de um certo período, criou o personagem que lhe daria fama – Beto Carrero, um vaqueiro que ama os animais e defende os oprimidos. Sua paixão pela arte falou mais alto, fazendo com que Beto montasse sua trupe e percorresse milhares de municípios com seu circo. apresentando a saga de Beto Carrero, um cowboy tipicamente brasileiro. Fez amigos por onde passou – entre eles muitos famosos, como Silvio Santos, Faustão, Gugu Liberato e Xuxa.  Estreou um programa na Rede Record com Renato Aragão e Dedé Santana chamado "Os Insociáveis", que, mais tarde, passaria para a Rede Globo com o nome de "Os Trapalhões", tendo Beto Carrero como produtor.

Para promover a região, onde instalaria seu parque, Beto Carrero fez parceria com a Santur, órgão oficial de turismo do Estado, e com a prefeitura de diversas cidades. Ele ajudou a valorizar a Oktoberfest, divulgou a peregrinação religiosa de Santa Paulina, em Nova Trento, além de promover e apostar no sucesso de Balneário Camboriú. Depois, investiu em marketing. “Primeiro fiz o marketing, depois o parque”, dizia Beto Carrero. E curiosamente, durante muito tempo o marketing foi desproporcional ao parque, que em seu começo só contava com uma roda gigante e o Show do Beto Carrero.

Com passar dos anos, o parque Beto Carreiro World cresceu consideravelmente: atualmente é o maior parque temático da América Latina e o quinto maior do mundo com mais de 10 milhões de visitantes desde sua inauguração, que aconteceu em 28 de dezembro de 1991. Já foram investidos mais de US$ 120 milhões em atrações.

Morte

Beto Carrero morreu em 1 de fevereiro de 2008, aos 70 anos de idade, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após ser submetido a uma cirurgia cárdica para correção de uma endocardite infecciosa, vindo a falecer por choque cardiogênico durante a cirurgia.

Filmografia

Cinema

O empresário participou de quatro filmes:

·         Os Trapalhões do Reino da Fantasia (1985)

·         O Mistério de Robin Hood (1990) 

·         Xuxa Gêmeas (2006)  

·         O Mundo Encantado de Beto Carrero (2007) 

Televisão

Além do programa humorístico Os Trapalhões e das edições do Criança Esperança, Beto Carrero participou do programa Dedé e o Comando Maluco (SBT), atuou como ele mesmo na novela: A história de Ana Raio e Zé Trovão (Rede Manchete) e no seriado: O Coitado (SBT), e teve um quadro fixo no programa Domingo Legal (SBT).

Quadrinhos

Em 1985, a editora CLUQ, lançou a revista em quadrinhos "As Aventuras de Beto Carrero". A revista teve a arte de Eugênio Colonnese e roteiros de Gedeone Malagola. Embora baseada nos faroestes, na HQ Beto não usava arma de fogo e sim seu chicote para combater o crime.

Betinho Carrero

Em novembro de 2006, a JB World Entretenimento S/A, empresa de Carrero, juntamente com a Belli Studio Ilustração e Animação, lançaram a revista "As Aventuras do Betinho Carrero". O personagem título é um menino fã de Beto Carrero que se veste como o próprio.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário