quarta-feira, 21 de maio de 2014

VELTA - A SUPER DETETIVE # 1


Olá galera grato por acessar o nosso blog.
Nesta Terça Feira, vamos conhecer um pouco de um desenhista brasileiro que está a longo tempo na estrada, e não desiste nunca de seu difícil sonho de produzir quadrinhos no Brasil, que é uma verdadeira “luta contra a maré”.
Estamos falando do paraibano Emir Ribeiro, produtor independente de suas próprias revistas.
É reconhecido por muitos pela sua luta e perseverança, e criticado por muitos por considerarem Velta uma personagem calcada nos personagens dos comics americanos.
Mas polêmicas à parte, o exemplo de guerreiro do Emir é que realmente deve ser levado em consideração.
Em 1973, aos 14 anos, criou e lançou Velta, sua criação maior, no jornal mural O Comunicador, do Colégio Estadual de Jaguaribe.
Em 1975 começou a publicar nos jornais A União e O Norte, de circulação estadual, lançando outros personagens, além de Velta.
Em 1980 começou a publicar quadrinhos no jornal O Correio da Paraíba, também de circulação estadual. No decorrer da carreira, participou de várias exposições em João Pessoa, PB, em outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro, e na Europa (França). Entre 1985 e 1991, publicou diversos trabalhos da linha erótica e terror em editoras de São Paulo, como Press/Maciota, Nova Sampa e ICEA.
Em 1993 começou a fazer trabalhos para editoras dos Estados Unidos, na trilha do seu conterrâneo Deodato Borges Filho, o Mike Deodato Jr. , em personagens conhecidos como O Incrível Hulk e Os Vingadores, ou pouco conhecidos como Glory, Avengelyne, Prophet e Os Protetores, entre outros.
A maioria dos trabalhos exportados tem sido como arte-finalista (Ghost), onde não lhe foi dado o devido crédito, por parte dos editores e, em algumas ocasiões, levou a "alcunha" de Deodato Studios.
Publicou história colorida de Velta na revista Metal Pesado #6 e, ultimamente, teve uma revista formatinho com Velta, lançada pela editora Escala (2002), o álbum Velta contra o Devorador (Editora Opera Graphica, 2002). Houve ainda outro álbum comemorando 30 anos de Velta (Opera Graphica, 2003).
Vamos então conhecer um pouco da obra do Emir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário