quinta-feira, 11 de abril de 2013

CAPITÃO SETE # 5


Um dos primeiros Super Heróis brasileiros, nosso super herói mais poderoso, estreou em 24 de Outubro de 1954, num seriado de TV de São Paulo, na TV Record, Canal 7; (daí veio o nome "Capitão 7"), foi exibido durante 12 anos com mais de 500 episódios.
O Capitão 7 foi uma criação do ator Ayres Campos que faleceu em 2003.
Segundo sua origem o Capitão 7, era a identidade de um químico chamado Carlos que namorava a filha de um delegado da Interpol chamada Silvana. Quando garoto Carlos foi levado para o Sétimo Planeta, onde desenvolveu super poderes: como super força, poder de voo e uma inteligencia excepcional. Guardava seu uniforme comprimido numa pequena caixinha, esta foi a versão de Jayme Cortez, antes o Capitão 7 era uma especie de Flash Gordon... uma versão brasileira do Superman. 
Foi para os quadrinhos em 1959, com uma recriação de Jayme Cortez, a Editora Outubro lançou o primeiro  número com desenhos de Julio Shimamoto, e depois outros ilustradores como Getúlio Delphin e Juarez Odilon também ilustraram o personagem; (a presente edição postada foi ilustrada por Juarez Odilon), sua revista durou até 1964.
Juarez Odilon após esta fase da Editora Outubro trabalhou na Rio Gráfica Editora (RGE), em fins de 1950 e inicio de 1960. Muitas vezes Juarez Odilon supriu a falta de material original de séries como "Cavaleiro Negro" e até "Fantasma", em 1961 chegou a criar um personagem próprio, "Capitão Estrela", de curta duração na revista da Gráfica Editora Penteado (GEP). Para a EBAL trabalhou como ilustrador e capista e desenhou algumas histórias da série brasileira "Judoka" em 1969. Ilustrou também algumas aventuras de "O Anjo" (RGE), personagem ilustrado na sua primeira fase por Flavio Colin.
O Capitão 7 foi um grande sucesso, mas seus direitos de propriedade pertenciam a Ayres Campos e nunca mais foi licenciado para publicação.
Então meus amigos cliquem na hiperligação para conhecer esta raridade, divirtam-se e não deixem de colocar os seus comentários.


  

5 comentários:

  1. bom dia sabino, este veio do fundo do bau, li algumas aventuras do Capitao 7, foi uma grata supresa esta edicao, um abraco
    helio

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Helio,
    Bom dia, esta edição é mesmo uma raridade e temos muita coisa boa que será postada.
    Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente foi deletada esse link, teria como repostar?

    ResponderExcluir
  4. olá, pode revalidar o link? obrigado.

    ResponderExcluir

  5. Olá galera do Gibis Brazucas, tudo bem?

    Por gentileza, poderiam reupar essa HQ, pois está off no local atual.

    Obrigado

    ResponderExcluir