sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

JUVÊNCIO O JUSTICEIRO # 14


Olá amigos que apreciam os quadrinhos brasileiros, hoje trazemos um gênero que fez sucesso no Brasil, que poderíamos definir como “Western Caboclo”, que teve como principais figuras, Jerônimo o herói do sertão, e Juvencio o justiceiro do sertão.
Graças ao grande sucesso do programa de rádio criado por Reinaldo Santos: “Juvêncio o Justiceiro do Sertão”, na extinta Radio Piratininga de São Paulo, a Editora Prelúdio Ltda. passou a lançar as aventuras de Juvêncio em HQs, com revista própria (em fomatinho) a partir da década de 60 do século passado, e que teve ao menos duas dezenas de números. 
Nalgumas capas vocês podem ler as palavras "páginas coloridas", mas não eram exatamente coloridas como nos acostumamos a ver, mas sim um tom que chamamos de sépia, ou duas cores, em tons de vermelho. 
Grandes argumentistas e ilustradores dos Quadrinhos brasileiros mostraram seu talento nas páginas de Juvêncio, O Justiceiro: os roteiros ficaram a cargo de Rubens Francisco Luchetti, Gedeone Malagola, Helena Fonseca, Fred Jorge (houve também roteiros para os quadrinhos escritos por Reinaldo dos Santos), e o desenharam :Sérgio Lima, Rodolfo Zalla, José Acácio dos Santos e Eugênio Colonnese.
 Apesar de evidentemente inspirado no faroeste americano, seus autores se esforçaram em adaptar as aventuras do mascarado para cenários e ambientes brasileiros, mais especificamente em pequenas cidades nordestinas, mostrando os heróis cavalgando pela caatinga e enfrentando cangaceiros.
Os roteiros desta edição são de: Fred Jorge, Luís Carlos e Marta Douglas.
Clique no link para conhecer mais uma grande criação brasileira com as ilustrações maravilhosas de Eugênio Colonnese, mostrando toda a sua versatilidade ilustrando qualquer gênero de quadrinhos; além da bela capa criada por este grande artista.

Crédito: blog Gibis Brazucas.

Então é só clicar na hiperligação e curtir este incrível scan.







Nenhum comentário:

Postar um comentário