sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ALMANAQUE DO RAIO NEGRO # 1


Olá meus amigos, o ”Banca ” brinda seus seguidores com uma edição rara publicado pela saudosa Editora Grafipar, que tinha em suas publicações somente material com quadrinhos nacionais.
O RAIO NEGRO, um personagem brasileiro dos quadrinhos, é o piloto da FAB Roberto Sales, que durante anos fez sucesso  e foi elogiado pela Censura, quando ocorreu a proibição de algumas revistas de terror.
Inicialmente,  surgiu na editora GEP, de Miguel Penteado, no ano de 1965, escrita e desenhada por Gedeone Malagola, que também escrevia Lobisomem e Múmia para a mesma editora…
Na página 183 de seu livro “O Mundos dos Quadrinhos”, Ionaldo A. Cavalcante diz o seguinte sobre Raio Negro:
“Criação brasileira de Gedeone Malagola em 1965, também autor do Homem Lua. O Raio Negro, na outra identidade, é o Tenente Roberto Sales, da força Aérea Brasileira, que recebeu seus poderes de uma habitante de Saturno, chamado, Lid, por ocasião da viagem espacial de um foguete lançado na base da Barreira do Inferno. Roberto ganhou de Lid um anel de luz negra, com o qual obtém os superpoderes que o tornam indestrutível".
No “Mundos dos Super-Herois”, edição especial da revista “Vozes” nº 4, Moacy Cirne comenta sobre o personagem Raio Negro e diz num trecho:
“Talvez o único super-herói brasileiro nos moldes tradicionais americanos”.
E o Raio Negro foi citado na Espanha por Luiz Gasca, na Itália e na França, etc.
A editora Grafipar, lançando o gênero de aventuras, começa com Raio Negro, fazendo uma coleção de seis volumes, com 100 páginas cada uma. Uma coleção repleta de ação, emoção, fantasia, para você guardar. Nela desfilarão: Raio Negro, Hydroman, Homem Lua e outros heróis, combatendo vilões como: Op-Art, Capitão Sônico, Mulher Gato e muitos outros!
Este é o primeiro número de Raio Negro editado pela editora Grafipar. Dependendo da aceitação dele entre os leitores dependerá a continuação da coleção com os outros cinco volumes.
Lamentavelmente só foi publicado este primeiro volume.
Para curtir este interessante material é só clicar na hiperligação e boa leitura para todos vocês!


Um comentário:

  1. Olá, Sabino,
    sem desmerecer a criatividade dos roteiristas de HQ's brasileiros, o Raio Negro, e não só, é uma colcha de retalhos feita com o Lanterna Verde da DC e o Ciclope (X-Men) da Marvel, né?
    Porque será que ninguém caiu de pau em cima na época?

    ResponderExcluir