terça-feira, 16 de abril de 2013

GIBIZINHOS DO MAURICIO


Na década de 80 o estúdio de Mauricio de Sousa havia deixado a Editora Abril e assinado contrato com a Editora Globo.
E neste período resolveram fazer uma promoção para melhorar ainda mais as vendas, que já eram boas, e resolveram dar a seus leitores um brinde que vinha anexado a cada revista regular: um “gibizinho”, uma pequena revista com páginas que exibiam apenas dois quadros com vários títulos para serem colecionadas.
Como possuo em minha coleção esses gibizinhos, resolvi scanea-los e colocar na Net.
Começamos com o Gibizinho do Astronauta e os outros virão em outras postagens.

Acima uma ilustração com a revista em tamanho normal (em formatinho); e ao lado um “gibizinho”, para poderem ter uma ideia da dimensão destes pequenos exemplares.

GIBIZINHO DO ASTRONAUTA # 2








4 comentários:

  1. Seus compartilhamentos são excelentes, amigo !
    Só por curiosidade, vc é brasileiro?
    Obrigado por disponibilizar.
    Teria mais alguma da editora Taika? Naiara, p.exemplo...
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo CAAC,
    Grato pelo reconhecimento do nosso humilde trabalho.
    Sim, sou brasileiro, paulista da cidade de Santo André no ABC paulista.
    Tenho ainda muita coisa da editora Taika e que será postado.
    Grande abraço e continue a visitar o "Banca".
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela atenção, Sabino.
    E aproveitando outra curiosidade... seu nome me parece bem conhecido nos inumeros comentários que já li em diversos blogs de clássicos HQs que acompanho, mas alem disso vc não é o mantenedor/mediador do Fantasma Brasil?
    Infelizmente não sou um bom colaborador, pois ja nao coleciono gibis há décadas. Enviei uns 3 para o Guia EBAL ha tempos. Pena que o Edson (ou Oscar, sei lá...) desse blog resolveu condicionar o compartilhamento de algumas raridades com o envio de 5 outras que ele nao tenha.
    O que posso oferecer é um acervo guardado em HDs externos com backup em duplicado de tudo o que foi digitalizado e disponibilizado por vcs, guardiões da memória da 9ª Arte, especificamente até meados dos anos 80, passando pelas Eras de Ouro, Prata e Bronze. Na minha opinião as seguintes (Ferro etc), possuem historias de uma criatividade excentrica e violenta demais para o meu momento nostalgico, :))... Sem dizer que o que não virou mangá, parece novela psicodramática em 3D.
    Mas nao importa.
    Saúde e sucesso para vc, amigo.
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo CAAC,
    Você está certíssimo, sou eu mesmo, e acompanho todo este movimento de preservação eletrônica da memória dos quadrinhos desde o ano 2000, quando o Eudes Norato do blog Rapadura Açucarada, começou a digitalizar e disponibilizar as revistas na Internet.
    Por muito tempo eu só me aproveitava e baixava tudo o que via das revistas que colecionei por muitos anos (cheguei a ter mais de 1500 exemplares de todos os gêneros)e acabei perdendo estas revistas. Foi então que percebi a falta de revistas do Fantasma em português na grande rede e decidi criar o blog Fantasma Brasil que em Setembro deste ano fará 3 anos e caminha para quase 500.000 acessos.
    E como sempre gostei e sempre incentivei e comprei muitos gibis brasileiros, resolvi também divulgar os artistas e as obras da nossa terra e criei o blog "Banca dos Gibis Brazucas", foi uma forma de preservar e também compartilhar com os amigos as revistas da nossa infância e juventude, e que sentimos saudades.
    Grato pelos seus comentários e um Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir