quinta-feira, 25 de abril de 2013

FIKOM # 1


Olá amigos hoje o “Banca dos Gibis Brazucas”, trás uma obra do quadrinho brasileiro bastante diferente e interessante, de um período que ao mesmo tempo foi rico em criações e publicações, mas bravo devido a “patrulha” que existia dos militares durante a Ditadura Militar de 1964.
Nesta época surgiu a Editora EDREL uma pequena editora de São Paulo que se localizava na Rua Tamandaré, que tinha vindo para trazer novas propostas e novos artistas como realmente aconteceu. A EDREL foi a primeira editora brasileira a publicar “Mangá”, através de seus artistas de origem oriental, e foi Claudio Seto que lançou a primeira revista de Mangá produzida no Brasil: “O Samurai”, com um material excelente no estilo mangá gekiga ao nível da obra prima criada por Kazuo Koike e ilustrado por Goseki Kojima de 1970: “Lobo Solitário”; ou seja a obra de Claudio Seto foi uma verdadeira revolução. Vieram depois as outras publicações da editora como: Flavo; Ninja; Maria Erótica; Cibele, a espiã de Venus; Satã, a alma penada; Fikon; Playboy; A Turma da Cova; Super Heros; Tarun e Pabeyma, todos muito diferentes do que se via de tradicional nas bancas.
Fikom é um genuíno herói brasileiro surgido em 1973, criado por Fernando Ikoma para a Editora EDREL. O nome derivou do nome do próprio autor, este herói agia através dos sonhos de seu hospedeiro combatendo um vilão em seus sonhos.
Segundo alguns pesquisadores das historias em quadrinhos brasileiras poderia ter servido de modelo para Sandman de Alan Moore.
Fikom representou um marco nos quadrinhos brasileiros por abordar aspectos psicológicos e oníricos... Fez parte da plêiade da equipe criativa da Editora EDREL composta por: Claudio Seto, Fernando Ikoma, Paulo Fukue liderados por Minami Keize.

Claudio Seto produziu: O Samurai; Flavo; Ninja e Maria Erótica.

Fernando Ikoma produziu: Cibele a espiã de Venus; Satã, a alma penada; Fikom; Playboy e A turma da Cova
Paulo Fukue produziu: Super Heros; Tarun e Pabeyma.

Então clique na hiperligação para conhecer esta interessante obra dos quadrinhos brasileiros. Ah! não se esqueçam de deixar seus comentários, que é muito importante para nós.


2 comentários:

  1. Boa Noite Sabino!
    Muito importante e bacana este trabalho que você e outros pesquisadores fazem sobre as histórias em quadrinhos brasileiras. Eu tenho mais de meio século e, posso afirmar que não sou muito afeito a estas coisas de computador e internet. Contudo, ao buscar personagens que li em minha adolescência como o Judoka e o Juvêncio que ouvia na antiga emissora de rádio Piratininga, descobri uma variedade que desconhecia. É bom saber que nem todos os brasileiros têm memória curta para esta arte tão fascinante e para com verdadeiros heróis dos quadrinhos brasileiros.
    Parabéns pelo seu trabalho, prometo procurar ler um pouco mais sobre os trabalhos aqui mostrados.
    Henrique Silvério

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Recentemente eu descobri o universo dos quadrinhos brasileiros e tenho muito interesse na historia de Fikom de Fernando Ikoma, mas verifiquei que o link esta off.
    Por acaso teria como upar novamente? Estou feito louco atrás desta historia e ficaria muito grato se pudesse faze-lo.
    Muito obrigado!
    Julio Cesar

    ResponderExcluir