quarta-feira, 7 de setembro de 2022

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (Em Quadrinhos)




Olá amigos, bem vindos ao nosso blog, e um bom feriado para todos.
Hoje trazemos uma postagem especial, que foi produzida a 50 anos atrás para a comemoração dos 150 anos da Independência do Brasil, em 1972.
E agora 200 anos depois da Independência trazemos esse maravilhoso trabalho para a apreciação e conhecimento de toda galera que curte nosso blog.
Essa edição foi uma encomenda feita para a Editora Brasil América Ltda. (EBAL), e para sua execução a EBAL convocou dois grandes nomes dos Quadrinhos: Pedro Anísio, e Eugenio Collonese.
O Pedro Anísio, era um veterano da editora desde os tempos do Suplemento Juvenil, uma das primeiras publicações da editora. Ele escrevia reportagens, contos e crônicas.
Alem disso ele trabalhou em duas grandes emissoras de rádio: a rádio Tupi, e a rádio Nacional, onde durante 30 anos escreveu milhares de rádio-novelas, num período pré-televisão; onde as rádio-novelas dominavam o mundo do entretenimento.
A ele foi encomendado uma história especial com os fatos históricos e situações da época da independência, inclusive as batalhas pela consolidação da Independência, e ele o fez com grande competência.
Pedro foi o roteirista de grandes histórias para a EBAL como: Pedro Alvares Cabral, A Independência do Brasil, A Libertação dos Escravos, A História do Petróleo, e Chamada Geral, uma edição comemorativa dos 25 anos da EBAL.
E para consagrar esse importante projeto, era necessário a participação de um grande ilustrador.
Depois da citação de muitos nomes, a escolha recaiu sobre um grande ilustrador italo-argentino, radicado a mais de 10 anos no Brasil: Eugênio Collonese.
Collonese fez um trabalho estraordinário, com uma grande pesquisa de época: dos trajes das damas, os uniformes militares, os prédios e castelos, animais, móveis, a recriação das batalhas, o estudo das figuras históricas, baseado em pinturas da época e um linda pintura de Dom Pedro I para a capa da edição.

E o blog Banca dos Gibis Brazucas tem o orgulho de trazer essa grande obra dos quadrinhos Nacionais.

Boa Leitura.



 

2 comentários:

  1. Obrigado por esta grandiosa postagem; há alguma possibilidade de publicar: Pedro Alvares Cabral e A Libertação dos Escravos

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Adenildo,
    Grato por sua visita, sou fã do seu excelente Scandehq's, que visito diariamente, parabéns pelo trabalho.
    Vamos providenciar os scans que você pediu.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir