terça-feira, 20 de setembro de 2022

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (Em Quadrinhos)




Olá amigos, bem vindos ao nosso blog, e um bom feriado para todos.
Hoje trazemos uma postagem especial, que foi produzida a 50 anos atrás para a comemoração dos 150 anos da Independência do Brasil, em 1972.
E agora 200 anos depois da Independência trazemos esse maravilhoso trabalho para a apreciação e conhecimento de toda galera que curte nosso blog.
Essa edição foi uma encomenda feita para a Editora Brasil América Ltda. (EBAL), e para sua execução a EBAL convocou dois grandes nomes dos Quadrinhos: Pedro Anísio, e Eugenio Collonese.
O Pedro Anísio, era um veterano da editora desde os tempos do Suplemento Juvenil, uma das primeiras publicações da editora. Ele escrevia reportagens, contos e crônicas.
Alem disso ele trabalhou em duas grandes emissoras de rádio: a rádio Tupi, e a rádio Nacional, onde durante 30 anos escreveu milhares de rádio-novelas, num período pré-televisão; onde as rádio-novelas dominavam o mundo do entretenimento.
A ele foi encomendado uma história especial com os fatos históricos e situações da época da independência, inclusive as batalhas pela consolidação da Independência, e ele o fez com grande competência.
Pedro foi o roteirista de grandes histórias para a EBAL como: Pedro Alvares Cabral, A Independência do Brasil, A Libertação dos Escravos, A História do Petróleo, e Chamada Geral, uma edição comemorativa dos 25 anos da EBAL.
E para consagrar esse importante projeto, era necessário a participação de um grande ilustrador.
Depois da citação de muitos nomes, a escolha recaiu sobre um grande ilustrador italo-argentino, radicado a mais de 10 anos no Brasil: Eugênio Collonese.
Collonese fez um trabalho estraordinário, com uma grande pesquisa de época: dos trajes das damas, os uniformes militares, os prédios e castelos, animais, móveis, a recriação das batalhas, o estudo das figuras históricas, baseado em pinturas da época e um linda pintura de Dom Pedro I para a capa da edição.

E o blog Banca dos Gibis Brazucas tem o orgulho de trazer essa grande obra dos quadrinhos Nacionais.

Boa Leitura.



 

JET JACKSON # 18

 


Crédito: Alvarez & Hélio


segunda-feira, 5 de setembro de 2022

O JUDOKA # 7

 


Crédito: Guia EBAL


Olá meus amigos, grato por vistarem o blog Banca dos Gibis Brazucas, que traz o melhor dos quadrinhos nacionais.
Estamos iniciando a segunda fase da revista: "O Judoka", que teve a descontinuação do personagem da editora americana Charltom Comics, Judo Master, um sargento americano, em plena guerra fria, que lutava contra o exercito chinês; porém a EBAL mudou a nação inimiga da Coréia para o Japão.
O "nosso" Judoka foi uma criação da EBAL em 1969, estreando em substituição dando continuação do título.
No número sete da revista, com a estrutura da EBAL, esse personagem foi publicado durante quatro anos. Não teve um criador identificado, mas seu primeiro roteiro foi do veterano Pedro Anísio, com os desenhos de Eduardo Baron.
O Judoka, foi na nossa golden age a ultima tentativa de emplacar um herói nacional.

Então bora lá curtir essa bela tentativa desse rico período da saudosa Editora EBAL.