domingo, 20 de dezembro de 2020

PIGS ON THE WING

 



Gênero; Aventura / Formato: CBR / Idioma: português (BR) / Crédito: Sabino / Número de páginas: 21 / Tamanho: 25,5 MB / Download: Drive. Google.



BATMAN – PIGS ON THE WING 

Em 1990 eu e o Bené Nascimeto resolvemos fazer uma história do Batman. Havia a ideia  de apresentar essa HQ para a DC Comics. A ideia de fazer HQs e tentar a DC viera do roteirista Júlio Emílio Braz, que já fora agente em editora europeias (Júlio chegou a fazer uma HQ do Batman com o Mike Deodato).  Mesmo que não desse certo, a história seria uma espécie de fanfic da dupla, provavelmente para publicação no nosso fanzine Crash.

A história mostrava Batman investigando uma série de enigmas recebidos pelo comissário Gordon e que parecem indicar um ataque terrorista em Gothan. Nossa ideia é que para investigar ele procurasse cada um dos seus vilões, de forma que teríamos toda a galeria de vilões aparecendo na história – mas não parece ser nenhum deles, já que a maioria está presa ou regenerada.

Do ponto de vista do texto, a história era uma reflexão sobre como as histórias do Batman haviam sido alteradas pela geração de autores dos anos 80 (gente que admirávamos, como Frank Miller e Alan Moore), como os vilões havia deixado de ser palhaços inofensivos e haviam se transformado em psicopatas.  O texto também refletia em como isso mudara o próprio Batman e até Gothan City.

Quanto ao desenho, era extremamente caprichado, talvez um dos pontos altos do estilo Bené Nascimento na fase brasileira: havia prédios expressionistas inspirados no filme de Tim Burton (que fora lançado no ano anterior), o traço era extremamente detalhado e repleto de hachuras.  

De certa forma, era uma antecipação do estilo atual do desenhista em sua fase no Hulk.

Pings on the wing era a nossa versão do Batman, fortemente influenciada por trabalhos como Wachmen, Cavaleiro das Trevas, Piada Mortal e Orquídea Negra.

Infelizmente chegou num ponto que as contas começaram a se tornar mais importantes que a paixão e o Bené, teve que abandonar essa HQ para se dedicar a outros trabalhos que davam dinheiro. Essa história ficou como um sonho impossível. Mal podíamos imaginar que quatro anos depois o Bené, agora com o nome de Joe Bennett, estaria trabalhando para os EUA e desenhando diversos personagens tanto da DC quanto da Marvel, incluindo o Batman.

Em tempo: o título, Pigs on the wing, era referência a uma música do Pink Floyd, banda que ouvíamos tanto que acabou se transformando em trilha sonora da dupla.


Gian Danton






Um comentário: