domingo, 27 de outubro de 2024

EDIÇÕES G.E.P # 1 - X-MEN

 




Crédito: Antonio




Olá amigos e amigas que apreciam os quadrinhos brasileiros e que acompanham nosso blog, hoje iniciamos uma série rara e muito especial.

"Lá na distante década de 60, antes que a grande e saudosa editora EBAL, trouxesse para o Brasil, em parceria com a companhia de combustiveis Shell, em 1968 os famosos "Super-Heróis Marvel; da editora Marvel Comics, uma pequena editora de São Paulo chamada Editora G.E.P (Grafica Editora Penteado de Miguel Penteado), trouxe sob o selo "Esporas de Ouro",alguns títulos da Editora Marvel; que foram publicados, inclusive com algumas histórias criadas: roteiro e arte de artistas nacionais."

Então pessoal, bora lá baixar essas preciosidades e conhecer esse curioso acontecimento.

Boa leitura

sábado, 26 de outubro de 2024

BÔNUS - WEIRD FANTASY

 



Crédito: José Queiroz



A “EC Comics e a família Gaines

A E. C. Comics, sigla da Entretainment Comics, que foi uma editora americana fundada por Maxwell Gaines, embora sua fase mais aclamada foi sob a direção de seu filho, William.

Embora famosa por quadrinhos de terror, crime, sátira, ficção militar e ficção cientifica, a E.C. é mais lembrada pela revista Tales from the Crypt (Contos da Crypta).

Todavia, pressionada pela censura e pela justiça americana, A EC veio a abandonar a maior parte de suas revistas, detendo-se apenas na humorística MAD, conceituada até hoje.

Os problemas para William Gaines começaram quando da publicação em 1954 do livro “The Seduction of the innocent”, do psiquiatra Frederic Werthan, que tentou vincular as histórias em quadrinhos como uma causa da delinquência juvenil. Atualmente, nenhum profissional da área levaria a sério as alegações de Werthan e ele  próprio admitiria anos depois que estava errado, mas naquela época ganhou fama e o estrago que provocou foi grande.

Uma das consequências foi a implantação do famigerado “Comics Code” a censura dos quadrinhos americanos, que restringiam severamente o que poderia ser feito ou mostrado nos quadrinhos. Isso atingiu severamente a EC Comics que se viu obrigada a cancelar vários de seus quadrinhos e lançar novos sob os ditames do código, que porém, revelaram-se grandes fracassos de vendas.

O golpe fatal na EC Comics viria com a publicação da história “Judgment Day”. William Gaines havia enfrentado vários processos judiciais por conta de suas reações ao Comics Code, mas nenhum foi mais grave do que este, sobre uma história que penetra fundo de uma das mais terríveis feridas da humanidade: o racismo e a segregação racial. Embora o texto seja uma crítica mais dirigida a realidade americana dos anos 50 do século XX, vale ser lida  como reflexão sobre a humanidade até hoje (até porque o racismo  e o preconceito em geral ainda são males pelos quais assim passa a humanidade). Gaines perdeu o processo e isso acelerou a ruina da EC Comics.

Uma das linhas de quadrinhos da EC Comics favoritas de Gaines era as revistas de Ficção-Cientifica: Weird Fantasy, Weird Sciense, Weird Sciense-Fantasy e Incredible Sciense Fiction.

Como uma forma de permitir aos leitores atuais de conhecerem esses quadrinhos de grande qualidade. Portanto admirem esse pequeno diamante que não merece ser esquecido: “Judgment Day”, aliás “Dia do julgamente.”

 

Leia e reflita    


RAIO NEGRO # 1 - EDITORA SM

 



Crédito: Ruiz



terça-feira, 15 de outubro de 2024

terça-feira, 8 de outubro de 2024

LIVRO ILUSTRADO - HERÓIS DO CINEMA E DA TV

 




Crédito: R&Qs



Olá meus amigos e amigas que curtem os quadrinhos nacionais, e acompanham através do nosso blog, as grandes obras e os grandes artistas nacionais.
Hoje estamos estreando uma nova seção no blog denominado: "A Magia dos Álbuns de Figurinhas."
Com certeza, todo mundo tem boas memórias afetivas de sua infância e adolescencia, dos álbuns de figurinhas, seja de personagens da cultura pop, ou do famosos álbuns que tinham como tema atletas de futebol, e os álbuns nos períodos de Copa do Mundo.
E os nossos amigos Flavio e Leyria do blog Rock & Quadrinhos, criaram uma grande série, para álbuns com os mais variados temas, desde cinema, séries, rock, criadores famosos de trilhas sonoras de filmes, quadrinhos, e muitos outros temas da cultura pop, que com certeza irá agradar a todos.
E  estaremos postando esses álbuns a título de divulgação dessa grande obra desses dois editores e amigos.
Então fica aqui os nossos agradecimentos aos dois produtores dessas joias, que nos trazem essas belas lembranças.
Vale lembrar que os álbuns são criados por uma editora ficticia chamada Editora Vaca Cinza, num trabalho muito bem elaborado, uma verdadeira perfeição.

Boa leitura a todos.






sábado, 5 de outubro de 2024

OS TRAPALHÕES # 1 - REPOSTAGEM

 



Crédito: Almir



Prezados amigos e amigas que acompanham o blog Gibis Brazucas, a dias atrás postamos a edição # 1 de Os Trapalhões da Editora Bloch,
Apesar de estar faltando algumas paginas, decidimos postar pela importancia e raridade dessa edição de número um.
E agora nosso amigo Almir nos enviou a edição praticamente completa, faltando apenas a contracapa, com todas as histórias completas.

Agradeço ao amigo Almir pelo envio

XERIFE # 209

 



Crédito: Xunga